"O Espelho" é um conto escrito por Machado de Assis e foi publicado pela primeira vez em 1882. Na história, o protagonista é Jacobina, um homem comum que possui uma peculiar obsessão por seu próprio reflexo no espelho. Ele passa horas contemplando sua imagem e acreditando ser a pessoa mais bonita e virtuosa do mundo.
A narrativa explora a vaidade e a ilusão de autoimagem, revelando como a obsessão de Jacobina pelo próprio reflexo o leva a negligenciar sua esposa, Emília, que por sua vez, sente-se negligenciada e desvalorizada. O conto também aborda questões de autoengano e como a obsessão pelo próprio ego pode distorcer a realidade.
"O Espelho" é uma obra característica do estilo irônico e satírico de Machado de Assis, que frequentemente abordava temas psicológicos e sociais em suas histórias.
MARQUES, Adila Silva Araujo. Tradução comentada do conto "O espelho" de Machado de Assis, para Libras. 2018. 170 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Estudos da Tradução, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: http://tede.ufsc.br/teses/PGET0416-D.pdf
SILVA, Luciana Alves da. "O Espelho" de Machado de Assis em língua inglesa: tradução, retraduções e a recepção. 2019. 154f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução, Fortaleza (CE), 2019. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49656