Professora na Universidade Federal de Campina Grande. Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande (2000) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). É doutora em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua e realiza estudos na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada e Estudos da Tradução principalmente nos seguintes temas: corpus paralelo, linguagem acadêmica, aquisição da linguagem, linguagem e desenvolvimento, leitura, concepções sobre o ensinar e aprender, letramento, inglês instrumental, inglês para fins acadêmicos, inglês para crianças e livros didáticos.
CV: http://lattes.cnpq.br/6785460495790279
GIESTA, Letícia Caporlíngua. Tradução pedagógica e letramento acadêmico com o uso de corpus paralelo: reflexão linguística a partir da tradução de padrões colocacionais frequentes na linguagem acadêmica disciplinar. 2014. 407f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução, Florianópolis (SC), 2014. Disponível em: http://tede.ufsc.br/teses/PGET0211-T.pdf