Doutora em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), Especialista em Letras - Língua Portuguesa/Inglesa pela Faculdade de Itapiranga - FAI, Graduada em Letras - Língua Portuguesa/Inglesa pela Universidade do Contestado (2003). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC, na área de linguagens, códigos e tecnologias (Língua Portuguesa e Língua Estrangeira-Inglês), instituição na qual desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão. Tem experiência em Inglês Técnico - linguagem de especialidade, com ênfase em Terminologia / Lexicografia Pedagógica.
CV: http://lattes.cnpq.br/9244700720638969
PORTOLAN, Alessandra Carine. Aproximação entre estudo terminológico digital e analógico com vistas à tradução em inglês/português na área da saúde. 2016. 253f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução, Florianópolis (SC), 2016. Disponível em: http://www.bu.ufsc.br/teses/PGET0332-T.pdf
PORTOLAN, Alessandra Carine. Uma contribuição para a elaboração de um glossário bilíngue na área da pediatria com base em linguística de corpus. 2011. 154f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução, Florianópolis (SC), 2011. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1mtqlzWnTph-QPjnRvaLEXHJizTmodUoW/view?usp=sharing