Possui graduação em Letras Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (2014), graduação em Letras Português- Inglês pela Universidade de Franca - São Paulo (2023), graduação em Pedagogia - Facesma (2023), especialização em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Cândido Mendes - Rio de Janeiro (2015), especialização em Gestão Escolar- Faculdade Única - Minas Gerais (2020), mestrado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal do Ceará (2018). É doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participou do programa internacional para professores de língua Inglesa na Universidade do Kansas - Estados Unidos. Atualmente é professor de língua inglesa da rede estadual de ensino (Ceará), professor de inglês da educação básica na Prefeitura de Maracanaú e docente da Pós-graduação e MBA na Faculdade Cesma de Maracanaú. Tem experiência na área de Letras, Tradução e Interpretação de Língua de Sinais, Gerenciamento de incertezas, Processamento de linguagem, Cognição, Ensino de Língua Inglesa e Tecnologia e metodologias ativas.
CV: http://lattes.cnpq.br/6895877822277130
MONTEIRO, Yuri Santos. As estratégias utilizadas pelos intérpretes de Libras nas aulas de inglês em escolas da rede pública. 2018. 126f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução, Fortaleza (CE), 2018. Disponivel em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/36402/1/2018_dis_ysmonteiro.pdf