Doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com bolsa de excelência da CAPES, além de ter recebido uma bolsa de doutorado sanduíche CAPES/PRINT - Programa Institucional de Internacionalização - para realizar um estágio de 6 meses na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) em Barcelona, Espanha. Mestre em Estudos da Tradução pela UFSC e licenciado em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa e Respectivas Literaturas) pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Especialista em Metodologia do Ensino do Português e Línguas Estrangeiras, Metodologia do Ensino Superior e Alfabetização e Letramento pelo Grupo Uninter, além de ter uma especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pela Uniasselvi. Integrante do núcleo de pesquisa InterTrads. Professor Universitário II da IES Unifebe. Meus principais interesses de pesquisa incluem o ensino de línguas (inglês, língua portuguesa e português como língua estrangeira), formação de tradutores e de professores.
CV: http://lattes.cnpq.br/5811525301394083
BRIKS, Fábio Júlio Pereira. O ensino de inglês para tradutores em formação: proposta de plano de ensino e amostra de material didático. 2018. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Estudos da Tradução, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: http://tede.ufsc.br/teses/PGET0393-D.pdf.