Possui graduação em Letras Português / Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2006), graduação em Pedagogia pela Faculdade Unyleya (2020), graduação em Educação Religiosa pelo SEC (2021), aperfeiçoamento em letramento digital e tecnologia educacional pela Universidade Federal do Ceará (2020), especialização em Linguística Aplicada pelo Centro Universitário Sete de Setembro (2009), especialização em Educação Religiosa pela Faculdade Unyleya (2019), especialização em Psicopedagogia Escolar pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (2020), especialização em EaD e as Tecnologias Educacionais pela Universidade Pitágoras Unopar (2020), especialização em Gestão Escolar: administração, supervisão e orientação pela Faculdade Prominas (2022), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2009), mestrado em Educação Religiosa pelo SEC (2019), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2012) e pós-doutorado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). É professor associado na graduação em Letras-Espanhol/Letras-Português/Espanhol e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará. Orienta alunos de Graduação (iniciação científica e TCC), Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado. Atuou como subcoordenador de mobilidade internacional na Coordenadoria de Assuntos Internacionais dessa universidade (junho/2013 - outubro/2015) e foi professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET - UFC) de maio de 2014 a maio de 2018. Um dos líderes do Grupo de Pesquisa Línguas & Histórias (Variação, multifuncionalidade e mudança em perspectiva sociofuncionalista e sócio-histórica). Pesquisador do Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas (SOCIOLIN - CE - CNPq). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, Funcionalismo (vertente norte-americana - Linguística Baseada no Uso) e na Abordagem funcionalista da Tradução. Atuando, principalmente, nos seguintes temas: descrição e análise linguística em português e/ou espanhol, variação e mudança linguística, Sociolinguística e tradução, Sociolinguística Educacional, Sociofuncionalismo, tempo, aspecto, modalidade, pretéritos perfeito e imperfeito, tempo verbal, ponto de referência, tradução funcionalista e ensino de língua estrangeira. (Texto informado pelo autor)