Estudos da Tradução

na boca do ator

na boca do ator

O termo "na boca do ator" não deve ser utilizado isoladamente como termo do Vocabulário Controlado dos Estudos da Tradução. Justifica-se essa decisão porque o termo é coloquial e pode gerar ambiguidades, não oferecendo uma conexão clara e direta com as práticas tradutórias. Isoladamente, o termo pode ser interpretado de várias maneiras, como referência à performance ou à fala de personagens, sem especificar o contexto tradutório.

Para torná-lo relevante no contexto dos Estudos da Tradução, recomenda-se o uso de qualificadores que delimitem seu significado e aplicação. Exemplos incluem:

  • Adaptação de diálogos para atuação (focando na adaptação de textos para adequação à fala dos atores)
  • Tradução de falas para dublagem (delimitando o processo de tradução para sincronização labial em dublagem)
  • Transposição de texto para performance teatral (especificando a adaptação de textos traduzidos para uso por atores em palco)

Esses qualificadores garantem maior clareza e especificidade, assegurando que o termo seja mais útil e preciso para os Estudos da Tradução, evitando ambiguidades na indexação e facilitando a recuperação de informações relevantes.

FREIRE, Giselle Alves. Um texto que “cabe na boca do ator”: descrição do processo tradutório das peças em um ato de Tennessee Williams realizado pelo grupo Tapa. 2019. 290 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Estudos da Tradução, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-25112019-172056.

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Data de criação
13-Nov-2024
Termo aceito
13-Nov-2024
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ARK
ark:/99152/t3rv897z8jkyj4
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Notas
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Metadados
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